O QUE É O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS?

"Forjar o corpo e transformar o fraco em forte e o doente em saudável."

O LG18T é uma sequência de exercícios, composta por movimentos harmoniosos de alongamento, flexão e torção coordenados com a expansão e contração naturais da respiração. São 54 exercícios divididos em 3 partes, com 18 cada.

A 1ª parte é conhecida como "18 Terapias Anterior", dividida em 3 séries

        1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros

        2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar

        3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nos glúteos e nas pernas

    

A 2ª parte é conhecida como "18 Terapias Posterior", dividida em 3 séries*

        1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades

        2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de tenossinovites

        3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento das desordens de órgãos internos (hipertensão, desordens do trato gastrointestinal, problemas de sono, ansiedade)

    

A 3ª parte é conhecida como "Yi Qi Gong", planejada para fortalecer as funções do coração-pulmão e prevenir e tratar infecções das vias respiratórias.


Os exercícios são praticados seguindo o ritmo de músicas especialmente compostas para tal.

 

HISTÓRIA

A sequência de exercícios corporais foi sistematizada em meados da década de 70 pelo ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming.

Durante a década de 60 o Dr. Zhuang percebeu um aumento significativo de pacientes com dores no corpo, e resolveu elaborar a técnica com o objetivo de transformar o tratamento fisioterapêutico passivo em autoterapia, possibilitando assim a diminuição de reincidências e consequentemente da longa fila de pacientes no seu consultório.


Em um trabalho minucioso e sofisticado, as sequências ou partes anterior, posterior e Yi Qi Gong foram desenvolvidas e aprimoradas entre 1974 e 1976 e seguem até hoje sofrendo pequenos aprimoramentos determinados e regulados pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association, presidida pelo filho e sucessor do Dr. Zhuang, Zhuang Jian Shen.

No início da década de 80 o LG18T já havia se espalhado por alguns países da Ásia. 

Em 1987, Maria Lucia Lee, em viagem à China, conheceu os exercícios e o Dr. Zhuang. Nessa ocasião ela aceitou a proposta de trazer e divulgar a técnica no Brasil.

Em 2006 o Ministério da Saúde do Brasil incorporou o método no Sistema Único de Saúde (SUS), como Prática Corporal da Medicina Chinesa que compõe as Práticas Integrativas e Complementares.

Em 2010, o Lian Gong em 18 Terapias recebeu do Governo Chinês o título de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade e em 2015 foi colocado na lista de Treinamento de Alto Nível para a promoção da saúde.